20030423
{zen} Be formless, shapeless, like water... You put water into a cup, it becomes the cup; you put water into a bottle, it becomes the bottle; you put it in a teapot, it becomes the teapot... Now water can flow, or it can crash; be water, my friend.~Bruce Lee
{zen}
Tsan-tung-chi (Sandokai)
A Identidade do Relativo e Absoluto

por Zhitou Xichien (Sekitô Kisen), 700-790

A mente do Grande Sábio da Índia
estava intimamente ligada de Leste a Oeste.
Entre seres humanos há sábios e tolos,
mas no Caminho não há Fundador do Sul ou do Norte.
A fonte sutil é clara e brilhante.
As correntes tributárias fluem através da escuridão.
Apegar-se às coisas é ilusão,
encontrar o Absoluto ainda não é iluminação.
Um e todos, as esferas subjetiva e objetiva são relacionadas
e ao mesmo tempo independentes.
Relacionadas e ainda assim funcionam diferentemente,
embora cada um mantenha seu lugar.
Forma faz com que caráter e aparência difiram.
Os sons distinguem conforto e desconforto.
O escuro faz de todas as palavras uma;
a claridade distingue frases boas e más.
Os quatro elementos voltam à sua natureza,
assim como uma criança para a sua mãe.
Fogo é quente, vento é movimento,
água é úmida e terra é dura.
Olhos vêem, ouvidos escutam, narinas cheiram,
língua sente o salgado e o azedo.
Cada um independe do outro.
Causa e efeito devem retornar à grande realidade,
as palavras alto e baixo são usadas relativamente.
Dentro da luz há escuridão,
mas não tente compreender essa escuridão;
Dentro da escuridão há luz,
mas não procure por essa luz.
Luz e escuridão são um par,
como o pé na frente e o pé de trás ao andar.
Cada coisa tem seu valor intrínseco
e está relacionada a tudo o mais em função e posição.
Vida comum se encaixa no Absoluto como uma caixa à sua tampa.
O Absoluto trabalha com o Relativo,
como duas flechas se encontrando em pleno ar.
Lendo estas palavras apreenda a grande Realidade.
Não julgue por nenhum valor.
Se você não vê o Caminho,
não o vê mesmo ao andar nele.
Quando você caminha,
ele não é perto nem longe.
Se estiver deludido, estará a rios e montanhas de distância.
Respeitosamente digo àqueles que querem ser iluminados:
"Noite e dia, não percam tempo."


20030422
{om} Uma das coisas mais importantes nesta vida é viver inteiramente no momento presente, no "eternal now" (como gosta de chamar o saudoso Satguru Sivaya Subramunyiaswami), o agora, o único instante que existe, a própria vida está acontecendo neste gerúndio que você me lê. Para isso é preciso parar. E meditar. Hoje eu li uma passagem realmente bonita sobre isso que merece ser citada aqui na íntegra, deste blog:
Um discípulo foi a um mestre Zen e disse: "Mestre, estou inquieto. Diga-me, o que é a meditação?"
O Mestre Zen respondeu:
"Você vive num mundo hipnotizado pela ilusão do tempo; um mundo no qual o momento presente é inteiramente negligenciado, ou apenas visto como um tênue fio que divide um passado todo-poderoso e causativo de um futuro extraordinariamente importante e sedutor. Por um lado, sua consciência está completamente ocupada com memórias passadas e, por outro, com expectativas futuras.
Será que você não compreende que nunca houve, que não há nem haverá nenhuma Experiência que não seja a Experiência do Presente? Quando se esquece disso, você perde o contato com a Realidade e cria um mundo de ilusões.
Você medita quando presta atenção ao que acontece, aqui e agora, sem apegos. Você medita quando sua mente se apercebe, sem julgamentos, daquilo que é.
Você medita quando, sem deixar de estar consciente do seu corpo e da sua mente, e do vozeiro do mundo que o cerca, você vai ficando cada vez mais sintonizado com a Voz do silêncio, com a Sabedoria da sua Essência Interior.
Você medita quando, na quietude da Natureza ou na paz de algum velho Templo, você se volta para dentro de si mesmo por alguns instantes para participar do Silêncio de Deus.
Você medita ainda mais valiosamente quando, no meio do burburinho da vida, no centro do alvoroço e dos desafios do dia-a-dia, leva consigo a mesma quietude interior que transorma o seu coração no Templo do Espírito.
Você medita quando nem vive inteiramente neste mundo nem fora dele: e quando embebe a sua mente nas águas da criação e da inteligência divinas para que, com sua atitude, cada ser, cada coisa possa despertar para a sua qualidade essencial.
Você medita quando, na agonia da indecisão, diz: 'não se faça a minha vontade, Deus, mas a Tua'.
Porém, você medita mais ainda quando escuta com o ouvido do seu corpo, com o ouvido da sua mente e com o ouvido da sua Alma. A Voz Silenciosa que fala do cosmos eterno e lhe pede que seja Um com a Vida."

20030417
{om}
"The supreme truth is established by total silence, not logical discussion and argument. He alone sees the truth who sees the universe without the intervention of the mind, and therefore without the notion of a universe."
~ Maharamayana

20030406
{zen}
Uma vez abordaram o Buda Shakyamuni desta forma:
- Viemos discutir a verdade.
Resposta:
- Então não é sobre a verdade que nós vamos falar, porque a verdade não se discute: ela é!

20030401
{zen}

Coen-Sensei, 03.03.25
Coen-Sensei, 03.03.25

Coen-Sensei na palestra semanal de terça-feira no Tenzui Zendo, São Paulo.

Coen-Sensei, 03.01.18

Coen-Sensei.
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